Renegociação de Dívidas

A renegociação de dívidas é sempre um problema para o administrador financeiro ou para o diretor da escola.
Afinal é o seu dinheiro que está fora de casa e sabemos que, mais do que nunca, ele precisa voltar.

A rotina 416 (Área Financeira / Bolsas, Créditos e Acordos / Renegociação de D¡vidas) é um excelente recurso para que o próprio diretor faça os acordos financeiros destinados a recuperar as dívidas acumuladas.

Em primeiro lugar você precisa perder o medo do computador.

E em segundo, alguns detelhes de preparação do ambiente devem ser ajustados:

1. Na rotina 417, formatos, importar e ajustar para as suas necessidades o acordo de renegociação que fornecemos a todos os nossos clientes. O formato mencionado foi remetido com o nome de ACORDORN.FMT.

2. Nas rotinas 183 e 181 implantar uma classe e um produto que representem as dívidas acumuladas para a nova cobrança. Registre as taxas de juros desejadas e lembre-se que as multas das parcelas vencidas já estão incluidas na dívida.
Procure escolher um dia de vencimento diferente das mensalidades normais, a não ser que todas as suas renegociações devam ser emitidas para cobrança junto às próximas parcelas. O produto deve ter o seu valor registrado como R$ -1,00, para indicar que o mesmo tem valor variável.

3. Na rotina 111 Cadastro do Estabelecimento, indique o formato a ser utilizado para a emissão dos termos de reconhecimento de dívida, a classe e o produto cadastrado para essa finalidade.

Você está pronto para usar a rotina.

Entre na rotina 416, escolha o aluno a ser tratado, e passe a digitar os dados que o programa solicita:

1. Data do acordo. Habitualmente é o próprio dia de hoje, no entanto, V. poderá estar fazendo um acordo para ser examinado por alguém e para ser executado, por exemplo, amanhã.

2. Taxa de Juros. O programa levanta a taxa de juros em vigor para as parcelas que estão em atraso e lança neste campo. V. pode modificar esta taxa ou mantê-la.

3. Recalcular Juros? Neste campo, se a taxa foi modificada, V. pode solicitar o recálculo dos juros dos vencimentos até hoje pela nova taxa. Caso contrário a nova taxa vai ser usada só para o parcelamento.

4. Produto a ser lançado. Os produtos devem ser cadastrados com antecedência e podem ser diferenciados para distinguir tipos de acordos.

5. Operacão. Informe "I" para somente imprimir uma prévia do acordo, "D" para debitar as parcelas e incluí-las nas próximas faturas, ou "F" para faturar as prestações por completo.

6. Número de Parcelas. O sistema calcula dois terços do máximo previsto na classe e lança no campo. Defina a quantidade de parcelas desejadas.

7. Formato. Confirme ou substitua o formato de impressão indicado.

8. Lista de Parcelas em Débito. Percorra a lista exibida e, com a barra de espaço retire-a da lista, se desejar, ou apenas confirme com a tecla F9.

9. Débito Atual. V. pode fazer uma pequena alteração no valor (20% para mais ou para menos) se desejar. Confirme com ENTER.

10. Lista de Prestações. Sobre a lista apresentada, V. pode fazer modificações pressionando ENTER e alterando o vencimento ou o valor. O sistema vai calcular a série com os juros previstos e alterar o valor da última parcela para compensar a alteração efetuada. Conforme o caso, V. terá que fazer novas alterações para ajustar o valor da série até obter os valores desejados. É possível marcar parcelas com o auxílio da barra de espaços.

Algumas teclas especiais vão ajudá-lo nesta tarefa:

 D Ajusta os próximos vencimentos de 30 em 30 dias.

 V Ajusta os próximos valores da lista.

 I Faz com que todos os valores fiquem iguais.

 A Faz com que os próximos valores sejam iguais ao valor registrado nesta parcela, e coloca a diferença resultante do cálculo dos juros nesta mesma parcela.

 N Ajusta valroes não marcados.

 +/- Aumenta ou diminue a quantidade de parcelas previstas.

Ao final, confirme a negociação calculada com a tecla F9.

Havendo dúvidas, sinta-se à vontade para nos consultar.

<suporte@mb-info.com.br>

 

 

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