![]() |
A renegociação de dívidas é sempre um
problema para o administrador financeiro ou para o diretor da escola.
A rotina 416 (Área Financeira / Bolsas, Créditos e Acordos / Renegociação de D¡vidas) é um excelente recurso para que o próprio diretor faça os acordos financeiros destinados a recuperar as dívidas acumuladas. Em primeiro lugar você precisa perder o medo do computador.
E em segundo, alguns detelhes de preparação do ambiente
devem ser ajustados: 1. Na rotina 417, formatos, importar e ajustar para as suas necessidades o acordo de renegociação que fornecemos a todos os nossos clientes. O formato mencionado foi remetido com o nome de ACORDORN.FMT.
2. Nas rotinas 183 e 181 implantar uma classe e um produto que representem
as dívidas acumuladas para a nova cobrança.
Registre as taxas de juros desejadas e lembre-se que
as multas das parcelas vencidas já
estão incluidas na dívida.
3. Na rotina 111 Cadastro do Estabelecimento, indique o formato a ser utilizado para a emissão dos termos de reconhecimento de dívida, a classe e o produto cadastrado para essa finalidade. Você está pronto para usar a rotina. Entre na rotina 416, escolha o aluno a ser tratado, e passe a digitar os dados que o programa solicita: 1. Data do acordo. Habitualmente é o próprio dia de hoje, no entanto, V. poderá estar fazendo um acordo para ser examinado por alguém e para ser executado, por exemplo, amanhã. 2. Taxa de Juros. O programa levanta a taxa de juros em vigor para as parcelas que estão em atraso e lança neste campo. V. pode modificar esta taxa ou mantê-la. 3. Recalcular Juros? Neste campo, se a taxa foi modificada, V. pode solicitar o recálculo dos juros dos vencimentos até hoje pela nova taxa. Caso contrário a nova taxa vai ser usada só para o parcelamento. 4. Produto a ser lançado. Os produtos devem ser cadastrados com antecedência e podem ser diferenciados para distinguir tipos de acordos. 5. Operacão. Informe "I" para somente imprimir uma prévia do acordo, "D" para debitar as parcelas e incluí-las nas próximas faturas, ou "F" para faturar as prestações por completo. 6. Número de Parcelas. O sistema calcula dois terços do máximo previsto na classe e lança no campo. Defina a quantidade de parcelas desejadas. 7. Formato. Confirme ou substitua o formato de impressão indicado. 8. Lista de Parcelas em Débito. Percorra a lista exibida e, com a barra de espaço retire-a da lista, se desejar, ou apenas confirme com a tecla F9. 9. Débito Atual. V. pode fazer uma pequena alteração no valor (20% para mais ou para menos) se desejar. Confirme com ENTER. 10. Lista de Prestações. Sobre a lista apresentada, V. pode fazer modificações pressionando ENTER e alterando o vencimento ou o valor. O sistema vai calcular a série com os juros previstos e alterar o valor da última parcela para compensar a alteração efetuada. Conforme o caso, V. terá que fazer novas alterações para ajustar o valor da série até obter os valores desejados. É possível marcar parcelas com o auxílio da barra de espaços. Algumas teclas especiais vão ajudá-lo nesta tarefa: D Ajusta os próximos vencimentos de 30 em 30 dias. V Ajusta os próximos valores da lista. I Faz com que todos os valores fiquem iguais. A Faz com que os próximos valores sejam iguais ao valor registrado nesta parcela, e coloca a diferença resultante do cálculo dos juros nesta mesma parcela. N Ajusta valroes não marcados. +/- Aumenta ou diminue a quantidade de parcelas previstas. Ao final, confirme a negociação calculada com a tecla F9.
Havendo dúvidas, sinta-se à vontade para nos consultar. <suporte@mb-info.com.br> |
![]()
|