AES/D Área Acadêmica


Como já foi mencionado anteriormente, os recursos contidos nesta área, são suficientemente amplos para permitir o gerenciamento da área acadêmica de uma escola nos moldes tradicionais. Veja aqui, algumas de suas características:


Registro de notas disponível para o professor ou auxiliar no departamento ou coordenação de curso, com possibilidade de armazenar todas as avaliações de cada disciplina. Isto não significa obrigatoriedade de registro pelo professor e nem de todas as avaliações. Se a instituição assim o desejar, o sistema pode registrar apenas as notas necessárias aos boletins e registros oficiais.

O Subsistema do Professor é um recurso que permite à escola entregar ao professor um disquete com dados e programas que o mesmo pode instalar em seu computador pessoal. Após o registro o professor atualiza o disquete e o devolve à secretaria que, numa rápida leitura, captura as notas e atualiza os arquivos do disquete. O professor está apto a fazer novos registros de notas.

Opção para registro de notas através de leitura ótica de marcas. Com o auxílio de um equipamento de pequeno porte (não incluído no preço do sistema), o sistema pode passar a transcrever notas diretamente das anotações do professor, sem necessidade de digitação, dupla conferência ou de somatório.

Registro de notas como resultado da correção de provas de múltipla escolha, com lançamento de uma só prova em várias disciplinas, ou segmentos selecionados da prova para cada disciplina. Este recurso permite pontuar diferentemente cada questão em particular, bem como aplicar pontuação negativa para questões erradas.

Cálculo de médias, notas mensais ou bimestrais com fórmulas registradas no sistema para permitir recálculo automático em caso de correção.

Subdivisão de disciplinas em até cinco componentes - também chamadas "frentes" com diários de classe, registros de notas, frequência e professores independentes com o cálculo das notas a serem atribuidas às disciplinas oficiais conforme critérios registráveis nota a nota, sob as mesmas condições das médias citadas acima, incluindo o recálculo automático em caso de alteração.

Critérios de arredondamento para o cálculo de médias com tipo selecionável e com indicação do incremento de notas válidas. Isto nos permite dizer que o sistema se adapta ao regimento interno da escola, qualquer que seja o critério nele estabelecido, ao invés de obrigar o estabelecimento a fazer adaptações no mesmo.

Para cada série ou curso, duas tabelas disponíveis para o lançamento de conceitos, o que torna possível o lançamento das avaliações na Educação Infantil tanto sob o aspecto cognitivo quanto sob o ponto de vista do desenvolvimento individual.

Proteção do registro de notas e de faltas contra acesso e alterações externas ao sistema.

Registro dos critérios de aprovação para emissão automatizada dos resultados finais.

Levantamentos de freqüência para fins de aprovação podem ser feitos tanto disciplina a disciplina quanto pelo total das disciplinas constantes da grade, conforme as recomendações da nova LDB.

Emissão dos documentos oficiais do ensino regular: Histórico Escolar, Ficha Individual e Relatório Final. No ensino superior, a emissão do histórico escolar e atas de fechamento do ano letivo.

Registro de matrículas com acesso automático a dispensas, dependências e adaptações. Isto significa que não é necessário consultar listas para efetuar as matrículas.

Capacidade de redistribuição de turmas, que permite o uso de matrícula automatizada, respeitando a capacidade das salas e os critérios de distribuição normalmente utilizados pelas escolas ou a distribuição manual dos alunos entre as diversas turmas de uma série-turno.

Boletim Escolar configurável, que permite a definição caso a caso das notas ou faltas a serem inseridas ou não, bem como do desenho particular do mesmo para cada instituição.

Média de Turma disponível para cada nota a ser apresentada em boletim, para permitir avaliação dos critérios de cada professor, pelos pais ou alunos.

Triplo processo de registro de aulas dadas à escolha do usuário: pelas semanas decorridas no programa normal da disciplina, pelo registro efetivo das mesmas ou pela apuração baseada nos horários (para usuários do opcional Controle de Freqüência).

Diversos relatórios disponíveis com notas e faltas, listas de alunos por turma, série, curso ou de toda a escola, com várias apresentações diferentes. Todos esses relatórios possuem recurso de seleção de alunos baseados numa lista de critérios fixos ou variáveis, podendo ser registrados diversos indicadores no cadastro dos alunos.

Gerador de relatórios à disposição do usuário, que pode definir exatamente o mapa desejado sem precisar solicitar programação especial para isso.

O cadastro de alunos pode ser ampliado com o uso de uma área de Observações Cadastrais. Novos campos podem ser lá definidos, sendo possível pesquisar e listar as informações registradas com o auxílio do gerador de relatórios.

Gerador de Mala Direta bastante abrangente, que é usado também na emissão de declarações e outros documentos destinados a alunos com recurso de concordância de gênero.

Programa para emitir de cartões de alunos com opção para atender também a pais e responsáveis para o caso da Educação Infantil ou do uso de opcionais como o Terminal de Alunos ou o acesso às dependências da escola para as que usam catracas para o Controle de Freqüência.

Rotina de protocolo com controle conjunto com a tesouraria que permite o registro de solicitações de serviço feitas pelo aluno, relacionando os serviços a serem executados só quando os seus valores estiverem cobertos por alguma das modalidades de pagamento - debitado em conta, pagamento avulso na tesouraria ou com dispensa de pagamento. Quando se tratar de algum documento a ser entregue ao aluno, permite registrar o fato com a sua assinatura eletrônica.

Para o ensino superior, o controle das Atividades Complementares, com o registro individualizado dos eventos de que o aluno participou e a possibilidade de emitir relatórios detalhados ou resumidos indicando a carga horária cumprida e a exigida para cada tipo de atividade.


 

Retorna à página anterior