Roteiro para as Matrículas    03/04/2001


Estamos publicando estes comentários indicando o que deve e o que não deve ser feito no sistema a respeito das matrículas para o perˇodo letivo seguinte. Convém despertar esta discussão para que, se houver alguma dificuldade em relação ao assunto, ainda haja tempo para uma tomada de providências, sejam elas de informatização ou de adequação das rotinas manuais de atendimento e registro.

Imprima uma cópia desta página e leia-a com cuidado. Se houver algum ponto obscuro ou que seja necessário algum esclarecimento, peça ajuda.

Antes de fazer qualquer procedimento de matrícula para o ano seguinte você deverá atualizar o seu sistema AES/D para a versão mais recente que estiver disponível.

Sempre é bom lembrar que:
  1. Antes de iniciar o registro de novos alunos no sistema, altere a constante "Ano de Ingresso" que aparece na rotina 111 logo após as opções. O ano 2018 deve ser representado como "18" e se a escola tem regime de funcionamento semestral, acrescente o dígito que representa o semestre, se não, deixe em branco.

  2. Registre a data do Início de Matrículas no campo apropriado da mesma rotina 111, logo abaixo do Ano de Ingresso. Esta data deve servir de divisor para as datas de matrícula registradas nos cadastros dos alunos. Datas anteriores a esta serão consideradas como de matrículas para o recém encerrado, e datas iguais ou posteriores para o pr˘ximo ano.

  3. O campo de Ano Letivo Atual não deve ser alterado, pois isto só deve ser feito após o encerramento do ano letivo.

  4. O cadastramento de novos alunos pode ser feito no próprio sistema mesmo antes do encerramento do ano letivo anterior, ou seja, à medida em que os candidatos a vaga no ano seguinte apareçam na escola eles já podem ser cadastrados. Quando o cadastramento for completo, isto é com todos os dados para a efetiva matrícula, use a rotina 191 que abre todos os dados do cadastro do aluno. Se o registro for parcial, por exemplo, quando há realização de prova de seleção prévia, ou quando ele é feito por telefone a título de reserva de vaga, use a rotina 193, cujos dados são mais resumidos, facilitando esta tarefa.

  5. Os alunos cadastrados para o ano seguinte não podem ser registrados nas turmas atualmente cadastradas, Nem mesmo em turmas novas que se destinem somente ao novo ano. Isto só poderá ser feito após o encerramento do ano letivo atual. No entanto, pode-se confirmar a matrícula com o registro da data no campo apropriado da rotina 191 - informar a data de matrícula no campo com o mesmo nome.

  6. Se a matrícula estiver sendo efetivada, ou seja contrato e requerimento já assinados e o respectivo valor já recolhido, junto à data de matrícula na rotina 191, registre também a lista de documentos entregues. Para ativar este recurso, preencha na rotina de cursos e séries a lista de documentos exigidos de cada aluno: em cursos as exigências da matrícula em geral, e em séries as exigências para a renovação de imatrícula a cada ano. Uma vez cadastradas as exigências de documentos o quadro de documentos entregues pelo aluno se abrirá automaticamente ao se alterar a data de matrícula, ou através da tecla <TAB> sobre este campo mesmo que ele não seja alterado.

  7. As novas turmas eventualmente abertas para compor um acréscimo ao número de vagas do estabelecimento ou para abrigar as novas séries a serem criadas, já podem ser cadastradas. Porém lembre-se que elas devem ser criadas como se fossem ainda para o ano que está se encerrando.

  8. O número de vagas de cada turma pode ser ajustado tal como for necessário para o ano seguinte. No entanto isto irá tolher a liberdade de se fazer ainda no ano atual algum remanejamento de turmas pelo processo automático. Eventuais novos remanejamentos só poderão ser feitos na rotina manual [2261].

  9. Os valores de mensalidades e de taxa de matrícula para o novo ano já devem ser cadastrados nas matrizes de preços com a rotina 431. Os planos de pagamento diferenciados eventualmente oferecidos pela escola também podem ser registrados. Se o estabelecimento desejar fazer uso das variáveis para emissão de contratos baseadas nas matrizes de preços, é necessário registrar todas as parcelas até o final da série de pagamentos de cada plano. Lembre-se que as parcelas a serem emitidas para novos alunos e para a série seguinte dos alunos da renovação só podem ser feitas com base no valor normal da série e não podem ser compostos com as variações decorrentes de dependências, adaptações e dispensas, bem como não estão disponíveis para o sistema de cobrança por créditos.

  10. Ainda a respeito de valores, se a escola usa o sistema de cobrança por créditos, quando a matrícula efetiva do novo período estiver concluida um programa auxiliar pode ser usado para apurar as diferenças de mensalidades cobradas nos primeiros meses do periodo letivo e lançar como um produto para compensar nos meses seguintes.


Nesta época, as matrículas por transferência para este ano letivo já estão cessando, e o sistema entende que qualquer aluno cadastrado com série pretendida válida está pleiteando vaga no ano seguinte. As eventuais transferências que ocorram ainda para este ano devem ser tratadas de imediato, ou seja, cadastramento e matrícula individual devem ser feitos sem qualquer intervalo de espera, para evitar que o cadastro desse aluno distorça os relatórios de vagas que estão sendo emitidos para o próximo ano. Além disso, ao registrar o seu código, lembre-se de indicar que este aluno está ingressando no ano letivo atual.

O que pode ser emitido a partir do aluno cadastrado:
  1. Relações de alunos (19R4).

  2. Resumos de vagas (19R7). Este resumo, na verdade se compõe de um resumo e um grupo de relações de alunos nas diversas situações em relação à matrícula. Novos alunos e alunos candidatos à renovação, e estes separados em aprovados e não aprovados, e finalmente todos eles separados entre os que já confirmaram matrícula e os que não confirmaram. Neste relatório os alunos atuais da escola que pertençam a uma série aparecem como candidatos ou como alunos confirmados para a série seguinte, a não ser que a apuração de resultados já tenha sido executada e que o aluno esteja reprovado. Enquanto a apuração de resultados não for executada, o sistema presume que todos os alunos serão aprovados, mesmo os que já tenham notas muito baixas e grande probabilidade de serem reprovados.

  3. Etiquetas de endereçamento, incluindo seleção de critérios pelo processo das "Condições" (F5).

  4. Relatórios Parametrizáveis, incluindo fichas com toda e qualquer informação do cadastro de alunos, o que permite montar o Contrato, bastando para isso a existência de uma impressora adequada (que possa utilizar folhas soltas) e a montagem dos dados do contrato na posição adequada do formulário. Outros papéis e declarações necessárias dos responsáveis ou dos pais podem ser também montadas com base no mesmo recurso. Os programa 2R5 permite a emissão completa do contrato a partir de folhas em branco, com todo o texto inserido no sistema, incluindo a concordância de gênero com o aluno, o responsável, a série ou ano e também a concordância numérica com a quantidade de parcelas contratadas.

  5. Ficha cadastral completa, tanto pelo programa normal (19R1) como pelo relatório parametrizável, para o qual podemos remeter formato de impressão já montado. Para usuários de impressoras laser (PCL/5) podemos fornecer imagem do formulário incluindo logotipo da escola com essa ficha cadastral, no entanto, lembramos que o desenho de formulários não está coberto pelos valores da manutenção mensal do sistema.

  6. Emissão de boletos das parcelas contratadas para os candidatos cadastrados, tanto de taxa de matrícula quanto de mensalidades.


Algumas escolas estão providenciando a emissão de contratos e fichas cadastrais, bem como o bloqueto de cobrança da taxa de matrícula em impressoras a laser, de modo a ter todo o material disponível a partir de papel comum em branco.

Todos os procedimentos de emissão de informações necessárias à renovação de matrícula para os alunos atuais pode ser feito sobre o cadastro atual usando-se os programas já mencionados acima. Para os novos alunos, no entanto, algumas variações podem acontecer, especialmente no caso dos bloquetos de cobrança da mensalidade inicial ou taxa de matrícula:

  1. A primeira opção para gerar bloquetos para os novos alunos é a emissão das parcelas em lote e remessa pelo Correio ou qualquer outro meio logo após a confirmação da matrícula. Esta opção é a mais confortável, do ponto de vista da operação do sistema, no entanto, pode gerar problemas ao permitir o início do processo de inadimplência desde a parcela inicial.

  2. Outra opção é debitar e faturar os valores necessários no momento do cadastramento ou da confirmação da matrícula do novo aluno, usando-se macros como elementos facilitadores do procedimento de débito e faturamento. Esta rotina apresenta bons resultados, no entanto, o tempo de atendimento do pai ou responsável no momento da matrícula pode ser ligeiramente maior. Se houver disponibilidade de equipamentos e especialmente se houver mais de um atendente registrando as matrículas, esta é a opção recomendada.

    Para as renovações, emitir as parcelas iniciais do ano letivo seguinte para os alunos atuais simplesmente indicando o ano letivo correto. Da mesma forma que para os candidatos, o formato de emissão das parcelas das renovações de matrícula deverá ser alterado para listar somente a série, e não a turma e série atuais que, apesar de estarem disponíveis não representam a turma em que o aluno estará no novo ano. Se for necessário manter a turma, para evitar confusões futuras, indique "Turma em aa" (ano atual) ao lado do código listado.

    Se for necessário acrescentar alguma taxa de material didático ou qualquer outra que seja, é só debitar o valor correspondente antes do faturamento que o bloqueto já será emitido com o valor adicionado. No entanto, se a taxa for opcional ou variável conforme a possibilidade dos pais, recomendamos usar o recurso de venda direta na rotina 441 para cobrar de imediato os valores adicionais dessas taxas.

    Os alunos que pertencem a séries terminais no estabelecimento não serão emitidos, e para fins de fixação do valor os alunos serão considerados todos automaticamente aprovados, independentemente da situação atual nas disciplinas. Isto significa que os alunos já terão em seus bloquetos o valor da mensalidade devido pela série seguinte à que estão cursando no momento.

    Se algum aluno for reprovado e renovar matrícula no estabelecimento a eventual diferença de valor, se for para menor, deverá ser deduzida como desconto ou, se for para maior, cobrada nas próximas parcelas como um produto que descreva essa diferença.


    Para fazer a atribuição das turmas após o fechamento do ano letivo corrente, o sistema pode considerar tanto a data de matrícula quanto o pagamento do valor da parcela inicial como indicador de confirmação da matrícula. Com as turmas vazias, o que acontece após o fechamento do ano, pode-se proceder à matricula automatizada prevista em 223 - Matrícula de Novos Alunos, e também à dos que já são alunos atualmente - as renovações - na rotina 224 - Matrícula de Alunos de Série Anterior.

    Mais uma vez, se houver algum aspecto sobre o qual seja necessário algum esclarecimento, peça ajuda. Estamos às ordens.


    M&B Informática
    Ulisses Bruder Júnior
     

 

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