 |
Atividades Complementares - Novos Recursos
18/09/2001
Em função das mudanças que vem sendo aplicadas
à legislação da educação nos
últimos anos foi liberada pela M&B uma nova rotina para o registro e
controle das Atividades Complementares nas instituições de
ensino superior.
Nesta nova rotina, os tipos de atividades podem ser cadastrados junto
a cada curso, bem como as horas exigidas. Na área
acadêmica, a nova rotina 235 permite que o usuário lance
evento por evento do qual o aluno participou, indicando as horas
cumpridas. Mapas detalhados com diversas opções de
seleção ou um sumário por tipo de atividade
podem ser emitidos para os alunos, individualmente ou por turma,
série ou curso. No histórico, um resumo das atividades
será lançado automaticamente no campo das
observações ou então o usuário pode
usar um conjunto de variáveis para lançar em campo
apropriado os totais de horas.
Cadastramento Inicial
No cadastro de cursos foi incluido o registro dos tipos de
Atividades exigidos pela instituição. Essa
definição das atividades se compõe de uma letra para
identificar o tipo de forma abreviada nas telas de trabalho, uma
descrição que poderá ter, no máximo, 25
caracteres, e um total de horas exigido para todo o curso. Para que a
rotina da área acadêmica funcione corretamente é
necessário que estas definições sejam previamente
cadastradas. Um máximo de quatro tipos de atividade pode ser
cadastrado.
Veja a seguir um exemplo dos dados a serem preenchidos:
TIPO |
DESCRIÇÃO |
HORAS EXIGIDAS |
A |
Acadêmicas |
45,0 |
S |
Sociais |
45,0 |
C |
Culturais |
30,0 |
|
|
|
Histórico Escolar
No programa de histórico de curso superior foi incluida uma rotina
para fazer um resumo das AC's e incluir automaticamente no campo de
observações. No entanto, também foram incluidas
variáveis para representar estas informações
separadamente em locais determinados, e se estas variáveis forem
usadas, a inserção nas observações é
suprimida. São elas: #ACDESn, #ACHREn e #ACHRCn para a
descrição, as horas exigidas e as horas cumpridas de cada
atividade - o 'n' é o número de ordem no cadastramento das
atividades - e #ACHORE e #ACHORC para o total das horas exigidas e
cumpridas, respectivamente.
Atividades Complementares - Registro/Consulta/Listagem
Foi incluida a rotina [235] que trata desse assunto e ela
deve ser utilizada tanto para o registro, consulta ou
listagem das Atividades Complementares. Na tela de entrada o acesso pode
ser feito para um aluno, uma turma, uma série ou um curso.
Registro Individual
Ao indicar um aluno na entrada da rotina, o programa abre automaticamente a
tela de edição das Atividades, sendo que nesta tela foi
acrescida a opção "L" para listar as atividades de um aluno.
Esta edição de atividades mostra em tela uma linha para cada
evento com a possibilidade de se inserir novos, alterar, cancelar ou listar
todos os eventos numa espécie de extrato para este aluno.
Registro Coletivo
Ao indicar uma turma, série ou curso, a rotina abre a
opção de Registrar ou Listar atividades. Na
opção "R" ela pede as informações de Tipo e
Data e estes dados são usados para selecionar os eventos já
registrados com essas características para o grupo selecionado. Os
eventos existentes são mostrados, um a um, e, encontrado o evento
desejado o usuário deve percorrê-lo com o cursor, corrigindo o
que for necessário. Completado este processo uma lista dos alunos do
grupo selecionado é mostrada para que se possa marcar com o
auxílio da barra de espaços quem participou e quem não
participou do mesmo.
Listagens
Com a opção "L" dois tipos básicos de listagens
podem ser obtidos: Relatório Detalhado ou Sumário de
Atividades.
No primeiro, cada aluno é listado com todos os seus eventos
detalhadamente dispostos um abaixo do outro. O aluno é listado com o
total de horas exigidas, cumpridas e o respectivo percentual logo ao lado.
Os eventos vem a seguir, separados por tipo com o
total de horas e percentual para cada tipo. As descrições
longas são listadas em duas linhas de modo a permitir a visão
de todo o texto.
O Sumário de Atividades é um mapa que
apresenta uma linha por aluno, com seu código, turma, nome, e, para
cada tipo de atividade selecionado, o total de horas exigidas, as horas
cumpridas e o percentual correspondente. Se houver mais de um tipo de
atividade selecionado, um total das atividades listadas.
Combinando-se os campos de seleção de tipos,
grupos e percentual, é possível emitir listagens de
alunos com débito elevado de atividades, alunos com essas
obrigações já cumpridas e muito mais.
Como especificar uma listagem
Ao indicar a opção "L", uma continuação da
tela é aberta e as informações a serem
prestadas são:
Mapa: "D" Detalhado ou "S" Sumário de atividades
Veja no item "Listagens" logo acima uma descrição de
cada formato de listagem.
Grupo: Permite selecionar os grupos de alunos "C" com ou "S" sem atividades
ou ainda "T" todos os alunos.
Seleção de Tipos: neste campo, deixar em branco significa
não fazer qualquer seleção, e preencher um ou mais
tipos identificados pela sua letra vai fazer com que só esses tipos
indicados participem da listagem.
Ordem: "A" alfabética, "T" turma/número, ou "N" numérica de
matrícula.
Percentual: este campo permite selecionar alunos com percentual de
atividades acima ou abaixo de determinado limite. Além disso o
limite pode ser comparado com o percentual de um dos tipos de atividade ou
com o percentual total. Use ">" (maior) para selecionar alunos com
percentual de atividades cumpridas maior que o limite indicado, ou "<"
(menor) para o contrário. No mesmo campo, indique ainda a letra "D"
para comparar os percentuais de cada tipo em detalhe, ou "T" para comparar
o percentual total das atividades cadastradas. Ao se usar o percentual
comparando-se com os percentuais detalhados, vale
ressaltar que ele é aplicado a cada um dos tipos de atividade em
separado, mas todas as atividades do aluno selecionado são listadas.
Lista Condensada: "S" sim, listar um aluno após o outro na mesma
página, ou "N" não, listar em páginas separadas. No
caso do Sumário de Atividades, se a listagem for selecionada para
toda uma série e a ordem for por turma e número de chamada, esta
opção também se aplica para obter uma lista separada
de cada turma.
|
|